As mudanças da economia e a crise atual estão afetando seus entes queridos?

Ouça o áudio deste texto

Já não é mais novidade que o Brasil e grande parte dos brasileiros passa ou passou por algum tipo de dificuldade financeira. Quando falamos de terceira idade e dos idosos, alguns itens precisam ser vistos mais de perto, como: má alimentação, remédios que não são mais comprados conforme prescrição ou tomados como deveriam, casa muito fria ou quente demais, cheiro de mofo, paredes com umidade aparente, poeira e vários outros temas precisam de bastante atenção e cuidado.

Tudo isto e mais um pouco são ameaças reais e, se não prestarmos atenção, podem sucumbir nossos entes queridos. A melhor maneira de garantir que estão seguros, confortáveis e bem-tratados é você fazer uma checagem pessoalmente ou enviar alguém de confiança para avaliar como as coisas estão caminhando.


10 sinais de corte de custo dos idosos para prestar atenção:

1. Existe muita variação de temperatura?A casa é muito quente no verão e muito fria no inverno?

2. A casa não está limpa ou organizada como era antes?

3. Os remédios estão sendo tomados de acordo com a indicação médica e estão sendo tomados conforme prescrição? Os custos de medicamentos consomem muito do orçamento?

4. Eles(as) faltam ou deixam de marcar consultas médicas?

5. A manutenção da casa/apto não está sendo realizada? Você percebe muito cheiro de mofo ou umidade aparente?

6. Em relação à comida: eles(as) estão fazendo as refeições adequadamente? A comida é preparada ou é industrializada? Nota-se falta de comida ou mantimentos?

7. Ele(a) está ficando muito sozinho em casa e se isolando?

8. Os hábitos anteriores de alimentação, entretenimento, lazer foram radicalmente modificados?

9. Viagens usuais foram canceladas ou muitas desculpas são utilizadas para não sair?

10. As vacinas estão sendo tomadas de acordo com o calendário ou campanhas?

Lembre-se que não são só estes pontos que devem ser observados, isto não é uma regra que serve para todos. Só você conhece as mudanças de hábitos que estão impactando seus amigos e familiares queridos. Fique mais perto, participe da vida e do cotidiano. Quanto mais cedo perceber os sinais, mais fácil de resolver o problema.

Pense nisto.

Achou interessante? Compartilhe:


Sobre BIZZETTO, Marco Aurélio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas e suas necessidades, respeitando suas limitações e diferenças. É especialista em Psicologia Organizacional.
Esta entrada foi publicada em Cuidados à Distância, Cuidados de Longo Prazo, Saúde e Bem-Estar, Segurança e Conforto com as tags , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *