Este é o primeiro de uma série de 4 textos que aborda o assunto: Quando é a hora de parar de dirigir?
Clique abaixo e veja outros textos da série:
- Parte I – Problemas físicos
- Parte II – Tempo de reação e reflexos
- Parte III – Como abordar?
- Parte IV – E agora? Como faço?
Você já ficou preocupado sobre como você dirige? Algum familiar ou amigo já disseram alguma coisa ou fizeram alguma brincadeira sobre os riscos? O envelhecimento pode afetar seu estilo de dirigir e é preciso decidir quando parar.
Mudanças naturais da saúde e dos reflexos por conta do envelhecimento podem afetar sua maneira de dirigir. Não arrisque nem a sua vida e nem a dos outros. Converse com seu médico sobre sua saúde e sua vontade de dirigir.
Problemas musculares e nas juntas
Conforme envelhecemos, as juntas podem doer ou ficar rígidas e seus músculos podem enfraquecer. Artrite, muito comum em idosos, podem alterar sua maneira de dirigir e seus reflexos. Estas mudanças podem afetar sua capacidades de virar a cabeça, mexer o volante ou frear de maneira rápida.
Dicas para uma direção segura:
- Consulte seu médico se sentir dor, rigidez nas juntas ou se algum outro problema pode afetar seus reflexos.
- Se possível, dirija carros com câmbio automático, direção hidráulica, freios ABS e air bags.
- Faça exercícios físicos regularmente para que você mantenha força nos músculos e flexibilidade de movimentação.
- Se você tem problemas nas pernas, pense em adaptar o veículo para controles manuais, pode ser caro, mas minimiza o risco.
Problemas de Visão
Seu campo de visão pode mudar depois de uma certa idade. Pode ser que você tenha dificuldade em enxergar pessoas, coisas ou movimentos que não estão na sua frente. Pode ser que você demore para ler uma placa ou se localizar corretamente. O brilho dos semáforos e das luzes dos outros carros pode ser um problema. Estacionar pode ser outro.
Doenças nos olhos, como glaucoma, cataratas ou degeneração macular podem potencializar os problemas na visão.
Dicas para uma direção segura:
- Se você tem mais de 65 anos, visite o oftalmologista uma vez ao ano. Se perceber que a visão está cansada, verifique com ele se tem alguma coisa que pode ser feita para melhorar a visão.
- Se você precisa de óculos ou lentes de contato para ver mais longe enquanto dirige, tenha a certeza de que você está usando o grau correto (estas coisas tendem a piorar)
- Reduza ou pare de dirigir à noite caso você tenha problemas ou dificuldades para dirigir no escuro. Ah, também evite dirigir quando o sol nasce ou se põe – o sol fica direto na sua linha de visão.
Problemas de audição
Conforme o tempo vai passando, sua audição pode sofrer alterações. Pode ser que fique mais difícil para perceber buzinas, sirenes ou até barulhos vindo do seu próprio carro. Se você não ouve direito, fica mais difícil identificar alguns sons que necessitam de atenção imediata.
Dicas para uma direção segura:
- Se você tem mais de 50, faça testes e vá ao médico a cada 3 anos.
- Converse com seu médico se você tem dificuldades para ouvir. Existem equipamentos que podem melhorar isto.
- Tente deixar o interior do carro o mais silencioso possível. Isto ajuda na percepção de barulhos externos.
Acesse o portal Terceiridade e encontre profissionais especializados para auxiliar você a cuidar de quem quer bem.
Publicado pelo National Institute on Aging (http://www.nia.nih.gov)