Cuidados à distância: truques e dicas

Cuidar de alguém não é fácil, especialmente se você se preocupa com algum amigo ou parente idoso que mora longe. Aqui, vamos tentar passar algumas dicas de como ser efetivo no cuidado, mesmo estando longe. Cuidados à longa distância apresenta alguns desafios específicos.

Saiba o que precisa saber

Older woman in a wheelchair and her daughter

Cuidadores experientes recomendam que você aprenda o máximo que puder sobre a doença do seu amigo ou parente, medicamentos e recursos disponíveis para tratamento. Saber das coisas pode ajudar você a entender o que está acontecendo, se antecipar em caso de piora, prevenir crises e ajudar nos cuidados com a saúde, sem mencionar que facilita conversar e fazer perguntas ao médico quando necessário.

Defina um responsável com permissão por escrito para movimentações financeiras ou para receber informações médicas. Esta pessoa deve também saber tudo sobre os planos de saúde contratados, limites e regras. Tente colocar as informações possíveis em local de fácil acesso, seja impresso ou online. Deve conter todas as informações relacionadas a documentos, médicos, remédios que são tomados, números de emergência, finanças, planos de saúde, e etc.

Planeje suas visitas

Quando você visita alguém, principalmente que precisa de cuidados, você pode achar que é muita coisa para ser feita em pouco tempo. Para minimizar o stress e fazer tudo o que precisa, você pode planejar sua visita antecipadamente.

O planejamento inclui saber quais são as necessidades que devem ser atendidas, médicos que precisam ser agendados, pessoas que devem ser contactadas enquanto você estiver por lá.

Tente fazer coisas não relacionadas à cuidados. Quem sabe você pode ir ao cinema ou planejar a visita a algum amigo ou familiar. Busque fazer coisas que possam relaxar e criar lembranças. O tempo é curto, não esqueça.

Entre em contato e fique em contato

Muitas famílias organizam conference-calls com médicos e residenciais para que vários familiares possam participar da discussão e estarem informados sobre o familiar e a evolução de sua saúde/tratamento. Se o seu familiar está em uma casa de repouso ou residencial, conversar com assistentes sociais pode ser uma alternativa para auxiliar na tomada de decisão. Outra maneira de ficar em contato é conversar com amigos que já passaram pela mesma situação e podem dar uma visão realista.

Em outros casos, ter uma linha de telefone instalada no quarto do idoso que está em casa de repouso, os ajuda a manter o contato constante. O mais comum hoje em dia é dar um telefone para a vovó (e ensiná-la como utilizar) dá a todos um senso de segurança. Existem telefones que tem botões de SOS e podem ser extremamente úteis em emergências.

Saiba mais como cuidar de alguém

Seja você um cuidador próximo ou distante, saber como cuidar é importante. Participar de treinamentos presenciais ou on-line pode fazer bastante diferença. Com tantas coisas que fazemos hoje em dia, acabamos por não ter as competências necessárias para cuidar de alguém (simplesmente fazemos o que acreditamos ser melhor). Por exemplo, nos treinamentos você pode aprender como mover com segurança alguém da cama para uma cadeira de rodas ou vice-versa, aprende como dar banho e até prevenir escaras e machucados, sem esquecer das noções de primeiros socorros que são importantes em qualquer ocasião.

Procure algum centro especializado para aprender um pouco mais sobre como cuidar de alguém. Se não for para você como cuidador, servirá, pelo menos para você saber se estão fazendo corretamente.

www.terceiridade.com.br

No portal Terceiridade (www.terceiridade.com.br) você encontra profissionais especializados em trazer saúde e bem estar para aqueles que você quer bem.

Achou interessante? Compartilhe:


Sobre BIZZETTO, Marco Aurélio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas e suas necessidades, respeitando suas limitações e diferenças. É especialista em Psicologia Organizacional.
Esta entrada foi publicada em Comunicação com Idosos, Cuidadores, Cuidados à Distância, Cuidados de Longo Prazo, Segurança e Conforto com as tags , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *