NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE: a importância da alimentação saudável

Seu estágio da vida definem quais são suas necessidades de alimentação. Para a turma da terceira idade, a complexidade da saúde também faz parte da decisão sobre o que comer e em quais quantidades.

O corpo de uma pessoa idosa possui necessidades de energia e nutricionais diferentes dos mais jovens e as escolhas dos alimentos se tornam cada vez mais importantes para manter a saúde, evitar ou reduzir a osteoporose, inflamações em geral, colesterol, câncer ou doenças do coração. Junte a isto a necessidade da comida ser acessível, fácil de preparar, saborosa e, principalmente que deem vontade de comer.

Dicas de Alimentação Saudável para a terceira idade

Fonte: dining.queensu.ca

Uma regra fácil de lembrar ao se alimentar, é a regra 4×3. Isto significa comer 4 grupos diferentes de comida por, pelo menos, três vezes ao dia.

Estes grupos de alimentos incluem frutas e vegetais, legumes, grãos, leite e derivados, proteínas vegetais, carnes e carboidratos.

Lanchinhos saudáveis intermediários também são parte importante de uma alimentação correta. Estes lanchinhos entre as refeições podem conter sucos naturais e alimentos ricos em fibras (maçã, castanhas em geral, bananas, ameixa e etc) que auxiliam o sistema digestivo, além da sensação de saciedade.

Não esquecendo também de tomar bastante água para manter-se hidratado.

Outros Pontos Importantes

  • Vitamina D é necessária. Tome um pouco de sol todos os dias. Ajuda a regular o cálcio dos ossos e o nível de fósforo no sangue. Vitamina D pode ser encontrada na gema do ovo, leite, queijos e yogurte, aveia, quinoa e no arroz.
  • Vitamina B12 ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e a regular os neurônios. A falta de vitamina B12 nos neurônios ataca seu funcionamento e atrapalha na memória, aumenta a irritabilidade e a desenvolver demência. Saúde emocional.
  • Vitaminas A, C e K podem ser encontradas em verduras de folhagem escura como couve, espinafre, escarola, agrião; Vitamina A é bom para a visão e a Vitamina C é um ótimo protetor para o sistema imunológico.
  • A desidratação atrapalha no funcionamento de todo o corpo, desde a circulação, memória e capacidade de raciocínio. Tome bastante líquido sem esperar ter sede.
Basic box

Acesse o portal Terceiridade e encontre profissionais especializados para auxiliar você a cuidar de quem quer bem.

Achou interessante? Compartilhe:


Sobre Vitalunga

A VitaLunga acredita que a prevenção de quedas é a melhor maneira de garantir que os idosos possam aproveitar a vida com segurança e bem-estar.
Esta entrada foi publicada em Alimentação. ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *