Foto: monkeybusinessimages/Thinkstock
Comer variedades de todos os grupos de alimentos pode auxiliar no suprimento de nutrientes que as pessoas precisam conforme vão envelhecendo. Um plano saudável de alimentação contém frutas, vegetais, grãos, leite e seus derivados, além de carne vermelha, frango, peixe, leguminosas (como feijão e soja). Deve ter pouca ou nenhuma gordura saturada ou trans, sal e açúcares.
Comer direito não precisa ser complicado. Basta seguir estas recomendações do livro “Dietary Guidelines for Americans – 2015-20 – 8a. edição” :
- Coma frutas e vegetais. Dê preferência aos vegetais frescos e congelados. Coma vegetais mais escuros, como brócolis ou folhas verdes e vegetais mais alaranjados, como cenoura e batata doce.
- Coma proteínas de diferentes fontes, preferencialmente peixe e carne branca.
- Coma, pelo menos, 100g de carboidratos diariamente (arroz, macarrão,
- Três porções de laticínios (leite, iogurte ou queijo), light ou desnatado. Eles tem vitamina D para ajudar seus ossos
- Coma gorduras saudáveis. Troque a gordura por óleos, como azeite, canola ou girassol quando preparar comida.
Faça exercícios físicos
Um bom balanceamento de atividades físicas e alimentação saudável é a melhor receita para seu bem estar e saúde. Faça 30 minutos de exercícios todos os dias (pode ser 2×15 minutos ou 3×10 minutos).
Se você não pratica nada de exercícios, é interessante começar com alguns minutos diários e com atividades leves, como caminhadas. Assim que sentir que o corpo está ficando acostumado, aumente a velocidade gradativamente. Ah, não esqueça de conversar com um médico antes de qualquer exercício físico.
Fonte: Academics of Nutrition and Dietetics