Um em cada 5 idosos não se hidratam o suficiente
O que é Desidratação?
Desidratação é um termo utilizado para descrever a perda excessiva de líquidos corporais e que deixam o corpo sem desempenhar suas funções básicas. A desidratação ocorre quando o indivíduo perde mais líquidos que consome. Desidratação crônica é um dos maiores problemas para os idosos.
Isto pode não ser a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos dos perigos que enfrentam os idosos, mas desidratação deveria ser uma de suas maiores preocupações. Lembre-se que muitos medicamentos podem causar desidratação, incluindo reguladores de pressão arterial e anti-depressivos.
Por natureza, os idosos sentem sede com menos frequência que os mais jovens, lembrando que alguns possuem dificuldade de levantar para ir buscar um copo com água, outros simplesmente se esquecem por apresentar algum tipo de demência.
Vale ressaltar também que as funções renais vão se deteriorando conforme envelhecemos e o rim já não processa corretamente. Juntando tudo isto e mais um pouco, significa que seus idosos tem mais chances de ficarem desidratados que você imagina.
Sinais de desidratação podem ser percebidos de diferentes maneiras. Veja alguns mais comuns:
Confusão e desorientação. Pessoas idosas podem ficar confusas por diferentes motivos: desidratação é um deles. Geralmente vem em conjunto com outros sintomas físicos, como tontura, dificuldade para se locomover e desorientação
Queda na pressão sanguínea. Se você monitora a pressão sanguínea do idoso você consegue rapidamente identificar alguma queda. Se você não monitora frequentemente, pode perceber que o idoso não sua e nem produz lágrimas, aumento dos batimentos cardíacos, tontura quando senta ou levanta rápido, fica com os lábios e boca seca. Olhos fundos também podem ser utilizados para identificar a desidratação.
Elasticidade da pele. Gentilmente puxe a pele das costas da mão do idoso e segure por alguns segundos antes de soltar. Ao soltar, a pele deve voltar à posição normal em poucos segundos. Se não voltar, é um outro sinal de desidratação.
Problemas ao usar o banheiro. Se os intervalos de ida ao banheiro está muito alto ou se a cor da urina está muito escura, isto também é sinal de desidratação. Urina deve ter uma cor amarelo clara.
Exaustão e mudanças de humor.Desidratação pode deixar a pessoa irritada e apática.
O QUE FAZER?…
Na maioria dos casos, a desidratação pode ser tratada com a ingestão de água ou líquidos isotônicos (daqueles utilizados por atletas para reposição de sais minerais e água – como Gatorade). Em longo prazo, é importante colocar na cabeça dos idosos para beber líquidos não somente quanto tiver sede – já que sede não é muito comum nesta faixa etária. Deixar garrafas ou copos com água ao lado da cama ou na mesa perto do sofá, pode ajudar aqueles que tem dificuldade de movimentação.
Se o seu idoso precisa de uma casa de repouso ou de cuidadores especiais, tenha certeza de definir os intervalos de hidratação e acompanhe de perto se estão sendo cumpridos.
Acesse o portal Terceiridade e encontre profissionais especializados para auxiliar você a cuidar de quem quer bem.
Artigo original em https://www.elderoptionsoftexas.com/