Estamos quase chegando no mês das mães e as homenagens a elas devem acontecer não só durante todo esse mês, mas em todos os dias do ano! Afinal, na maioria dos casos, as mães são responsáveis por muito do que somos hoje e merecem toda a nossa dedicação.
Este texto tem circulado por diversas páginas e blogs da internet há certo tempo. É um texto que a mãe escreve para a filha, antes do agravamento de sua doença, que previne a filha de seus sintomas e a aconselha sobre como lidar com eles.
Nos faz refletir sobre nossos valores e o que realmente importa em uma relação de amor e cumplicidade familiar. Por isso trouxemos esse texto de uma mãe com Alzheimer em estágio inicial para sua filha, antes que a doença avançasse! Antes de começar, um aviso: pegue seus lencinhos e boa leitura!
Carta de uma mãe com Alzheimer para sua filha
“Querida filha, escute com atenção o que tenho para falar. O dia que esta doença se apoderar totalmente de mim e eu não for mais a mesma, por favor, tenha paciência e me compreenda.
Quando eu derrubar comida sobre minha roupa e esquecer como calçar meus sapatos, não perca sua paciência. Lembre-se de todas as horas que passei te ensinando essas mesmas coisas, com a maior calma e amor que eu podia.
Se ao conversar com você repetir as mesmas palavras e você já souber o final da história, não me interrompa e me escute. Quando você era pequena, tive que te contar mil vezes a mesma história para que você dormisse.
Quando fizer minhas necessidades em lugares errados, não sinta vergonha e nem fique brava, pois não posso me controlar. Pense em quantas vezes, quando era uma menina, te limpei e te ajudei quando você também não podia se controlar. Além disso, não quero que se sinta triste ao me ver assim.
É possível que eu já não entenda suas palavras, mas sempre entenderei seus abraços, seus carinhos e seus beijos. Eu posso até esquecer quem você é, mas tenha certeza que no meu coração tem um espaço reservado somente para você. Só te peço que não esqueça quem eu sou.
Te desejo sempre o melhor para sua vida, com todo o meu coração.
Sua mãe.”
(Autor desconhecido)
Avisamos para vocês pegarem os lencinhos, né?
Conhecer histórias emocionantes assim dão força e inspiração para quem lida com o Alzheimer e cuida de alguém que ama. A troca de experiências entre pessoas que passam pelas mesmas situações pode ser muito poderosa, sabia?
Um cuidador pode ter alguma dica, forma de olhar e agir que a outra pode não ter, e essa troca só enriquece os cuidados e a experiência dos dois lados!
Portanto, a dica é que o cuidador e os familiares busquem conhecer a realidade de outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
Por exemplo, o Fernando Aguzzoli, abandonou a faculdade e o emprego para cuidar da avó com Alzheimer conseguiu driblar a doença e tornar a vida da avó mais feliz através do bom humor e da paciência.
Em sua palestra na plataforma do Alzheimer360 ele conta com detalhes de como ele lidava com avó e como eram os cuidados. Com certeza uma troca incrível que abre a cabeça de quem cuida de alguém com Alzheimer!
Para conhecer melhor a plataforma do Alzheimer360, clique aqui e dê mais um passo nos cuidados de quem você ama!