Turismo na Terceiridade

O que é o turismo sênior?

Ouça este trecho
Viajar é Preciso

O turismo para a terceira idade está sendo esperado com um dos maiores crescimentos para os próximos anos, tendo em vista o envelhecimento tardio da população, a capacidade financeira daqueles que pensam em turismo e a vontade de “fazer o que já deveria ter feito e conhecer todos os lugares que eu posso”. Mesmo com diferenças significativas entre sênior com capacidade financeira para viagens comparados outros que não querem/não podem viajar acreditamos que os itens abaixo podem ser considerados verdadeiros para os viajantes sênior:

  • Geralmente são viajantes que tem bastante experiência com turismo.
  • Tem mais tempo para gastar em viagens e lazer, de todo os tipos.
  • Viagens e lazer são geralmente as prioridades e muitos estão preparados para pagar por viagens regulares
  • Geralmente possuem mais economias e bens e poucos compromissos financeiros
  • Existe maior flexibilidade relacionada às datas e destinos, geralmente preferindo viagens fora de temporada.
  • Fazem escolhas específicas e demandam alto nível de qualidade dos serviços
  • É difícil influenciá-los com extras e amenidades
  • Problemas de saúde podem influenciar as escolhas de viagens, especialmente para turistas mais idosos.
Ouça este trecho

Aqueles que entraram na senioridade há pouco, preferem dirigir em suas viagens. Eles procuram liberdade, aventura e independência. Alguns usam motéis de beira de estrada e “Bed & Breakfast” e se intitulam como “nômades-grisalhos”. A maior parte dos turistas seniores (aqueles com mais tempo de senioridade), preferem escolher pacotes de viagens mais do que quando estavam no início da fase. Muitos acabam por escolher excursões pré-formatadas, já que tem valores mais baratos e facilitam na integração daqueles que viajam só. Outro ponto relevante é que geralmente estas excursões/pacotes constantemente apresentam promoções em baixa temporada e, os seniores tem a vantagem escolher.

Outro motivo pela escolha dos seniores aos turismo é a saúde. Preocupações com a saúde podem estimular o turismo naqueles que tem medo de não estar tão bem no futuro ou daqueles que querem aproveitar a vida enquanto podem. Envelhecer pode também motivar uma pessoa a viajar e visitar lugares diferentes. Por outro lado, há o risco de não conseguir atendimento compatível e adequado durante as viagens.

Problemas de saúde também podem ser uma dor de cabeça durante as viagens dos seniores. Eles podem ser mais afetados por mudanças climáticas, mudanças de cardápio e temperos. Empresas de turismo e planejadores de viagens devem ter isto em mente. Não é incomum para viajantes seniores escolherem restaurantes familiares ao invés de testar as diferentes culinárias locais.

O ritmo e escopo de turismo para viajantes seniores também precisa de atenção especial. Muitos viajantes de excursões querem ver e aproveitar tudo que é possível durante uma viagem, mas ritmo dos mais seniores pode segurar o grupo todo. Se você é senior, pense em grupos que estão alinhados com seu estilo. Se você é planejador, saiba dosar o ritmo para que todos possam aproveitar o passeio.

Por exemplo, alguns destinos podem ser escolhidos e que combinam atividades que requerem bastante caminhadas, porém com pausas estratégicas em cafés, parques, mirantes, até pequenos museus ou lojas que permitam um descanso indireto. Outro ponto importante é organizar viagens ou passeios de um dia retornando para o mesmo hotel, dando opção para quem não quer ir poder ficar no hotel ou explorar as atividades por perto.

Muita mudança de hotel, transfers, traslados e cidades podem impactar no ritmo dos viajantes seniores.

Ouça este trecho

Não estamos aqui dizendo que viajantes seniores não vão aguentar o tranco. Aliás, a maioria aguenta, já que estão acostumados a acordar cedo para as atividades do dia (não esqueçam que isto os leva também mais cedo para a cama). Grupos de mais idade preferem ir em um ritmo mais baixo, tendo 2 noites ao invés de uma em um mesmo local e dias livres para escolher se querem descansar ou fazer passeios de sua preferência. Pense em variar os tipos de entretenimento durante as viagens. As pessoas gostam também de poder escolher o que fazer sem se sentir obrigados ou privados de suas decisões.

Empresas de turismo/receptivos devem buscar maneiras de identificar problemas de saúde em grupos de seniores. Isto pode incluir a obtenção de informação da saúde dos participantes antes da viagem, identificar possíveis riscos de saúde que podem impactar as atividades planejadas, além de ter sempre à mão uma lista de locais que podem prestar atendimento (clinicas, hospitais, médicos) durante o passeio. Lembre-se que não deve-se interferir no direito dos participantes de decidir sobre uma atividade, mas ficar ligado nos sinais dos participantes pode salvar uma viagem, um grupo ou uma vida.

Como os seniores geralmente estão livres do trabalho e das responsabilidades familiares, eles possuem flexibilidade em escolher datas e horários de viagem, isto pode ser utilizado para agendar grupos em partes diferentes da temporada, fazendo com que o fluxo de turistas seja distribuído durante o ano. Tempo e o clima podem ser fatores determinantes para definir qual parte da temporada é atrativa para pessoas seniores, especialmente por que são mais suscetíveis à mudança de temperatura ou frio e calor extremos.

Tour, viagens e serviços de hotelaria podem desenvolver pacotes menos flexíveis, porém variados, para época de baixa temporada. Por exemplo, um hotel perto de um parque nacional muito conhecido nos Estados Unidos oferece para seus hóspedes de inverno, mimos na hospedagem, excursões curtas de ônibus, palestras sobre meio-ambiente e história, varandas com visual deslumbrante, excelente gastronomia e atividades internas noturnas em volta da lareira. Não surpreende que o público senior é o que mais se vê por lá no inverno.

Isto desperta outros pontos sobre os viajantes seniores. Eles são curiosos, gostam de aprender, e, principalmente, apreciam a vida pelo simples fato de viver. Isto não significa que todos eles querem palestras educacionais, mas sim que eles tem prazer em saber sobre as coisas, coisas que confirmam seu conhecimento e vivência, além de aprender algo novo. Viajantes seniores possuem um senso de história e tradição muito maior que viajantes mais jovens e são muitos que gostam de eventos culturais e museus.

Diferente dos viajantes mais jovens que possuem pouco conhecimento sobre história e geografia, os viajantes seniores podem ter mais informações e se interessar por aprender mais sobre aquilo que eles já sabem.

Turistas mais jovens geralmente viajam pela novidade e excitação. Seniores viajam para experimentar a vida de uma maneira mais profunda. Eles procuram interagir com outros, fazem amizades, aproveitam a vista, comem bem, riem, contam histórias e etc.

Em geral, conforme vamos envelhecendo, aprendemos a apreciar a cooperação e a tolerância para que as coisas funcionem melhor. Nada diferente do que se espera em uma viagem em grupo. Seniores acabam por ser mais respeitosos, tem boas maneiras (o que varia de um para outro) e demandam respeito em troca. Guias de turismo que agem como pais, reclamando de barulho (seniores geralmente falam alto porque não escutam bem), limpeza, organização, formação de fila e etc, pode ser mal interpretado e acabar criando problemas de relacionamento com o grupo.

Não esqueça que no site www.terceiridade.com.br temos fornecedores de viagens e turismo que podem auxiliar você, seus pais e seus amigos no planejamento daquela viagem dos sonhos.

Fonte: ACS Distance Education (UK) – info@acsedu.co.uk

Achou interessante? Compartilhe:


Sobre BIZZETTO, Marco Aurélio

Marco Aurélio BIZZETTO acredita que o mundo pode ser bem melhor se focarmos novamente nas pessoas e suas necessidades, respeitando suas limitações e diferenças. É especialista em Psicologia Organizacional.
Esta entrada foi publicada em Envelhecimento Saudável, Viagens e Turismo com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *